A arte de criar promoções

Postado em 11/02/2020


Existem períodos que exigem que a nossa empresa realize promoções. São aqueles períodos de baixas vendas que precisamos estimular a saída das mercadorias. E, uma promoção com inteligência ajuda a obter bons resultados com o menor investimento possível.

Primeiro é preciso ter um objetivo para realizar as promoções. Não é só porque a loja vizinha está com 10% de desconto que o seu negócio precisa estar também. É necessário saber o impacto financeiro disso e qual a melhor oportunidade. A oferta precisa ter um objetivo claro e não comprometer os lucros da sua empresa.

Segundo é preciso saber o que vai para promoção, pode ser um item ou vários, mas precisam estar definidos previamente. Para escolher os produtos pense no objetivo da promoção. Se for aumentar as vendas, por exemplo, escolha os produtos mais vendido, ou seja, que tem mais saída e normalmente são mais baratos do que a média do estoque, isso porque seu cliente já conhece o produto então você terá mais sucesso durante a promoção.

Mas, se o seu objetivo da promoção for conquistar novos clientes, escolha os produtos mais rentáveis, os que não costumam ser os mais vendidos, mas têm uma margem de lucro maior e ajudam a empresa a se diferenciar dos concorrentes. Ao colocá-los em promoção, a empresa chama a atenção para a marca e atraí também consumidores que não costumam comprar ali.

E é claro que lançamentos são os únicos tipos de produtos que não devem ser vendidos com desconto. Uma vez que o cliente conhece o produto com preço reduzido, dificilmente ele vai querer comprar pelo preço cheio. Nesse caso, o melhor é criar uma divulgação em vários meios de comunicação e dependendo do seu negócio oferecer amostras grátis ou degustações. 

Aqui vão mais algumas dicas para criar promoções:

  • Valorize os clientes fiéis. Manter um cliente é mais barato do que ir atrás de novos. Portanto, invista em programas de fidelidade, brindes e promoções exclusivas com volumes de compras;

  • Defina um prazo para sua promoção e cumpra essa data. Torne a proposta escassa. Quando colocamos uma data provocamos no consumidor a necessidade de compra baseada em frases como “válida até tal data”, “Estoque limitado”, “somente está semana”.

  • Fique de olho no calendário. Naturalmente é comum os clientes procurarem por promoções no dia das mães, natal, dia das crianças, mas, existem outras datas no calendário que podem gerar atratividade.

  • Divulgação. É importante que você comunique ao seu público de promoções e novidades. As redes sociais tem sido uma alternativa para conquistar públicos e se comunicar com os clientes.

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