Como controlar a inadimplência?

Postado em 30/12/2019

Você sabia que a inadimplência está entre as grandes ameaças de quebrar uma empresa?

A inadimplência de uma empresa é calculada através do total de vendas não recebidas divididas pelo total de vendas no período, vezes 100. Esse número final é o percentual de atraso dos recebimentos de seus clientes e essa falta de pagamento está entre as dificuldades de manter a saúde da sua empresa.

Para controlar a inadimplência é necessário desenvolver uma forma eficaz de cobranças, gerenciando o recebimento das vendas, ajustar as obrigações (pagamentos com os fornecedores) e negociando datas e valores de pagamentos. Como fazer tudo isso? O primeiro passo é simples, depende exclusivamente de controlar as vendas.

Aqui vão algumas dicas para manter o controle das vendas:

  • Sempre registre as vendas no seu sistema de gestão;

  • Confira os valores das vendas e acordos de pagamentos (datas e valores);

  • Evite parcelamento de vendas muito longos e que tendem a interferir com suas obrigações com os fornecedores;

  • Faça e acompanhe o orçamento da sua empresa (previsão de gastos e ganhos);

  • Dê baixa em boletos, transferências e cartões de crédito e débito sempre acompanhando o extrato bancário e todos os dias. Nunca deixe para fazer depois;

  • Controle os pagamentos e recebimentos antecipadamente e não na data do vencimento;

  • Crie uma política de cobrança e mantenha contato com seus clientes. (Por exemplo, ligar para o cliente com 5 dias de atraso, 10 dias, 15 dias). Faça acordos de pagamentos;

Mantenha esse ritmo de gestão e controle. Compare os seus índices de inadimplência com o mercado que atua e veja de que forma o mesmo está interferindo no crescimento da sua empresa.

Quer saber mais sobre oportunidades de gestão? visite-nos: http://www.soutotal.com.br/#blog